05 / 08 / 2023 - 10h24
Governo tributará jogos eletrônicos para compensar correção da tabela do IR.

A perda de arrecadação com aumento do teto de isenção do Imposto de Renda pode ser compensada com a taxação de jogos eletrônicos. A afirmação foi feita pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O ministro afirmou que o governo vai regulamentar os jogos on-line e que essa tributação vai compensar a mudança na tabela do IR. Haddad não deu detalhes sobre quais modalidades de jogos serão tributadas.

Haddad disse ainda que o governo está estudando o potencial de arrecadação desse novo tributo sobre jogos eletrônicos, que geraria um ganho "da ordem de bilhões". Segundo ele, o projeto de regulamentação tem o aval do presidente Lula e vai ser enviado pela Fazenda para a Casa Civil ainda em março.

Ainda não estão definidos os detalhes da proposta. O ministério está mapeando os tipos de site que oferecem maior risco de sonegação e desenhando um projeto a ser apresentado ao Executivo e ao Congresso. A iniciativa visa taxar os sites de aposta de cota fixa em prognósticos de resultado esportivo de jogos organizados por confederação, federação ou liga.

UOL