05 / 08 / 2023 - 10h24
Sindicato Rural Patronal em assembleia aprova contas de 2020 e discute orçamento para 2021

O Sindicato Patronal Rural de Picos promoveu neste sábado (19), sua Assembleia Geral Ordinária. O evento aconteceu no restaurante Atalaia, no barro Conduru, zona leste da cidade, seguindo as medidas de segurança exigidas no momento. Os trabalhos foram realizados com a presença de diretores e associados.

A ordem do dia trouxe a aprovação das contas da gestão financeira de 2020, da proposta orçamentária para 2021 e assuntos gerais. Na ocasião, foi aprovado por unanimidade entre todos os sócios presentes na ação, o balanço financeiro referente ao exercício de 2020 e o orçamento para o ano que vem.

Além da prestação de contas, foram feitas as exclusões de alguns sócios que não vinham cumprindo as normas estatutárias da entidade, como também foram feitas diversas filiações de produtores que passam a fazer parte do quadro do sindicato. Também foram abordados outros assuntos de interesse da categoria.

O presidente da organização, Luís João de Moura, ressaltou a importância da reunião e avaliou seu primeiro ano de mandato. “É de fundamental importância esse momento onde nós estamos apresentando aos nossos associados tudo o que conseguimos realizar esse ano. E foram muitos os desafios, sobretudo, devido termos recebido o sindicato com muitas pendências, mas graças a Deus estamos superando”, disse o presidente.

O tesoureiro Paulo Dantas destacou o compromisso da atual diretoria com a lisura e transparência com as finanças da instituição. “Estamos aqui prestando contas para os nossos associados dos recursos que entraram nos cofres do sindicato e em que foram aplicados. Não abrimos mão de trabalhar de forma honesta e responsável”, salientou.

Já agrônomo Haroldo Meneses esteve presente representando o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (FAEPI), deputado federal Júlio Cesar Lima. Ele elogiou a atuação da nova diretoria. ” A nossa contribuição aqui é mais no processo organizacional, no sentido de qualificar os produtores para que eles possam atuarem de forma qualitativa em suas ações. E o sindicato de Picos, após uma intervenção traumática que houve aqui, a gente percebe que está no caminho certo”, comentou.

O delegado efetivo junto à federação, Adalberon Gomes, elencou os avanços obtidos durante o ano em curso e anunciou os projetos futuros. ”Nós tivemos muitas dificuldades, principalmente financeira, com muitos débitos, mas conseguimos vencer essa etapa. Conseguimos algumas parcerias no campo da assistência técnica e consultorias para os nossos produtores”, acrescentou.

A consultora Renata Carla Santos, que presta a assessoria para o sindicato, garantiu que os produtores estão assimilando bem o processo de capacitação. ”A ideia é que esses produtores rurais saiam do improviso e adotem as técnicas que possam possibilitar eles de crescerem seus negócios no campo”, apontou.

Ainda de acordo com o delegado, para o próximo ano já está assegurada uma emenda parlamentar através do deputado Júlio Cesar, para a aquisição de um veículo e duas motos. Também está previsto para ser entregue no mês de março, um trator com todos os implementos agrícolas para servir os produtores associados.

Também está no plano de ação, a aquisição de sementes e mudas selecionadas, revitalização do algodão, impulsionar a produção de alho e aumentar extensão territorial da base do Sindicato Patronal Rural.

Após a assembleia, foi servido um almoço de confraternização de final de ano para os produtores.

(Grandepicos/Assis Santos)