17 / 11 / 2020 - 11h12
Entrevista A3: Coordenador da campanha vitoriosa de Gil Paraibano fala sobre desafios e superação

Pausa para lanche em meio à correira - Foto arquivo pessoal

Uma campanha política por si só traz vários desafios inerentes à característica do próprio pleito eleitoral, além daqueles que normalmente vão surgindo no dia-a-dia, alguns esperados e outros surpresa absoluta que requerem ação rápida.

Estar preparado para Coordenar uma campanha eleitoral em Picos-PI, segunda maior cidade do interior do Estado e onde mais de 50 mil pessoas estavam aptas a votar, em especial em meio a essa Pandemia provocada pelo Coronavírus, trouxe preocupações e responsabilidades extras.

Some-se ainda a isso estar presente em todas as reuniões, organizar e coordenar eventos, estar atento às necessidades operacionais de candidatos a vereadores, apoiadores, mediar possíveis conflitos e reagir rápido a eventuais mudanças de curso. Além, é claro, de dar suporte praticamente 24h para os candidatos a prefeito e vice.

Essa foi a intensa rotina de Edivan Helvídio de Sousa, enfermeiro, fisioterapeuta e professor universitário, Coordenador de Campanha do Prefeito eleito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP) e da Vice-prefeita, Cecília Neri, a Xandú (PTB), escolhidos pelo povo para governar os rumos da Cidade Modelo de 2021 a 2024, com quase cinco mil votos de maioria sobre o segundo colocado.

Edivan Sousa teve ainda que conciliar toda essa correria nos últimos meses com família, trabalho e vida pessoal.

Ele conversou com exclusividade com o A3Portal e é o nosso entrevistado da semana.

           Coordenador Edivan Sousa (terceiro à direita) 

A3Portal – Quem é Edivan Sousa, que teve a tarefa de conciliar a vida profissional e pessoal com a de Coordenador da campanha política que elegeu os candidatos da coligação Unidos pelo Trabalho e Pela Fé?

Edivan Sousa - Um homem discreto, casado, pai de 3 filhos, formado em Enfermagem e Fisioterapia (Atuando nas 2 áreas) e Prof. Universitário há mais de 12 anos.

Tenho uma experiência de mais de 8 anos como Assessor parlamentar e já fui Coordenador auxiliar em 5 campanhas eleitorais anteriores a essa, um apaixonado por política.

A3 Portal - Em tempos de Pandemia os desafios de realizar essa campanha foram outros que os normalmente encontrados?

Edivan Sousa - Essa Pandemia mudou muito nossas vidas e na política não podia ser diferente, tivemos a coragem e o apoio irrestrito de nossos líderes para mudar por várias vezes o estilo de campanha, quando fizemos uma convenção muito restrita, apesar das inúmeras insatisfações que nossos eleitores transmitiram pela vontade de participar, respeitamos o decreto Municipal de não aglomeração, andando nos bairros com na média de 10 pessoas ( o que para nossos adversários era sinal de fraqueza) mostramos à população um sinal de respeito à vida e à gravidade da doença.

E assim levamos toda a campanha, sempre com a máxima do nosso candidato a prefeito que dizia " Lei é para ser cumprida, decreto do prefeito é para ser cumprido, e assim fizemos" foi diferente, mas foi uma inovação na forma de fazer campanha e que acho que mesmo após a pandemia, esse novo estilo vai ser absorvido em muitos pontos.

A3 Portal - Picos, uma cidade de 50 mil eleitores, segunda maior do interior do Estado do Piauí, teve as duas últimas campanhas eleitorais acirradas e uma pequena diferença de votos entre os dois candidatos principais. Nessa a maioria foi de quase cinco mil votos. Isso era esperado ou foi uma surpresa? 

Edivan Sousa - Para nós essa maioria já era esperada, visto que formamos um Palanque com Gil Paraibano e Zé Nery  que são as 2 maiores lideranças de Picos, por si só já esperávamos o sucesso, esse quando foi associado à construção tumultuada e com pouco alinhamento da chapa no nosso principal adversário, aonde na formação foi perdendo famílias importantíssimas na política como os Portela, Sá/Urtiga, os Nunes e no Final até o apoio do Prefeito Municipal, que se desfiliou até do seu partido de origem, aumentamos ainda mais a confiança e isso nos deu mais força e determinação, pois vimos que estávamos no caminho certo ao recebermos todas essas adesões ao projeto Gil e Zé/Xandú.

A3 Portal - Passada a comemoração da vitória, quais são as questões mais importantes a serem enfrentadas a partir de agora?

Edivan Sousa - Aguardamos agora uma sinalização do nosso prefeito para começar os estudos acerca dos problemas emergenciais que deveremos enfrentar logo de cara, como exemplo a questão da falta de água na cidade e em bairros que tem sido tão solicitada pela população.

A3 Portal - Como deve acontecer a transição?

Edivan Sousa - A transição deve ser bem harmoniosa e tranquila, o prefeito foi muito importante no processo eleitoral e certamente vai ajudar muito com sua equipe no momento que iniciaremos os trabalhos da equipe de transição que deve ser nomeada nos próximos 8 dias.

A3 Portal - Temos cerca de 45 dias até o início da nova gestão. Como serão escolhidos os secretários? Essas tratativas já iniciaram?

Edivan Sousa -  Em relação ao secretariado o Prefeito Gil e sua vice Xandú devem em breve começar a sentar com as forças políticas que nos ajudaram no pleito e juntamente com eles definirem os nomes a ocuparem as pastas, sempre respeitando os critérios técnicos e políticos. Ainda não tem nada acertado até o momento.

A3 Portal - Gostaria de fazer algum agradecimento?!

Edivan Sousa -  Gostaria de agradecer a confiança do Prefeito Gil, da nossa vice Xandú e do nosso Grande Romeiro Zé Nery, foi mais que um desafio por nunca ter assumido a frente de uma campanha tão importante como essa, mas tive muita sorte pois a equipe de coordenação que foi montada não podia ser mais responsável e cuidadosa, desde o marketing (que foi diferenciado) até a equipe de comitê, ninguém consegue ter sucesso se não estiver cercado de pessoas competentes e determinadas.

Agradeço também à Deputada Belê e ao Deputado Nerinho que foram meus pilares aonde eu buscava apoio nos momentos mais difíceis, à Rita Nery, João Pipoca e muitos outros amigos que ao chegarem junto com a coordenação, foram fundamentais no nosso sucesso e, por último, à minha esposa que segurou sozinha todas as tarefas da casa e dos nossos filhos para que eu pudesse me dedicar de forma quase exclusiva a campanha.

                                                     Dep. Federal Iracema Portela, esposa Luciana Sousa  e Edivan 

 



Publicidade