05 / 08 / 2023 - 10h24
Faculdade R. Sá retoma atividades e inicia aulas remotas através de plataforma digital

Depois de paralisar as atividades docentes e administrativas por causa da Pandemia causada pelo Coronavírus em 17 de março, o Instituto de Educação Superior Raimundo Sá, retomou as atividades docentes utilizando a plataforma Moodle, em ambiente virtual de ensino.

Os professores puderam apresentar aos discentes a plataforma e adentrar os conteúdos das disciplinas dando continuidade ao semestre letivos e os dias parados serão computados como férias antecipadas do mês de julho.

Acadêmicos dos cursos de Direito e Psicologia, por exemplo, aprovaram a metodologia como recurso importante para que o período letivo não fosse prejudicado diante da necessidade de se manter o isolamento social preconizado pelos organismos de saúde internacionais e nacionais, além de ter sido decretado pelo Governo do Estado e pelo Município de Picos, que as pessoas deveriam ficar em casa, evitando aglomerações, para barrar a disseminação do vírus a fim de evitar sua rápida disseminação e casos de covid-19.

Roberta Mara de Deus Urtiga - Vice-Diretora da Faculdade R. Sá

A vice-diretora da Faculdade, Roberta Mara de Deus Urtiga, utilizou as redes sociais para enviar uma mensagem de otimismo e encorajamento ao alunado, reforçando a necessidade de adotarem cuidados preventivos:

“Depois de interrompermos as nossas atividades acadêmicas do primeiro semestre letivo devido à Pandemia da covid-19, e à necessidade de cumprirmos o isolamento social, retornamos às atividades em ambiente virtual. Foram dias de muito trabalho para deixarmos tudo pronto para esse retorno nessa sexta, 24, com treinamento de professores e colaboradores e informações para os discentes. Mas, agora, com o feedback dos alunos e professores, temos a certeza de que estamos no caminho certo e isso nos deixa muito felizes, por podermos estar dando continuidade à formação acadêmica da nossa comunidade estudantil”, disse Roberta Mara.

Psicóloga, a professora Érika Ravena, mestranda em Saúde Coletiva, disse que a novidade foi um desafio superado com dedicação:

“Experiência desafiadora! Me preparei cheia de inseguranças e receios, mas ver os acadêmicos presentes e envolvidos, interagindo, vale o esforço. Precisamos nos adaptar às normas de segurança em tempos de pandemia e não podemos, por outro lado, abrir mão da formação dos nossos alunos. Unindo tecnologia ao trabalho árduo e receptividade dos discentes, acabamos por estar nesse ambiente virtual de aprendizado e deu tudo certo, a aula fluiu muito bem. Esperamos em breve estarmos em sala de aula e comemorar termos enfrentado e superado, juntos, esse momento que nos exige entrega”, disse a professora.

Os acadêmicos de Psicologia, 3º Período da tarde, aprovaram o ambiente virtual e a iniciativa da Faculdade:

Acadêmica de Psicologia, Jennyfer Emanuely

“Eu adorei. Achei bastante interativo e didático, a plataforma é bem intuitiva e de fácil acesso. E além de adquirirmos conhecimento, e continuarmos nossa formação, também é uma forma de nos aproximarmos dos colegas e professores e de lidarmos de forma mais leve com toda essa situação infeliz que é a quarentena”, disse Jennyfer Emanuelly.  

Yamilla, 3º Período de Psicologia

Yamilla, também do curso de Psicologia, tarde, disse que se surpreendeu: “Eu achava que poderia haver alguma falha de comunicação entre professores e alunos, mas tudo saiu acima das expectativas, acredito que será um meio paliativo eficaz nesta situação em que nos encontramos”.

Professora Flávia Marcelly 

Já a professora Flávia Marcely, mestre e dourtoranda em Psicologia, que também inaugurou a plataforma virtual nessa sexta, 24, se disse satisfeita com o resultado: “Foi desafiador, mas, ao mesmto tempo, gratificante. Pensar que buscamos estratégias para que o conhecimento possa ser propagado em meio a tudo o que estamos vivenciando é algo que me faz acreditar que a educação move o mundo, move a forma como enxergamos e construímos o nosso destino".

Professor Mestre, Xavier Júnior, Coordenador de Pós-Graduações.

No Curso de Direito as aulas também foram retomadas e o professor Mestre Xavier Júnior ressaltou a importância da adesão do corpo discente ao desafio imposto a todos pela Pandemia e a situação atípica que ela criou:

“Diante da situação extraordinária que nos aconteceu, a pandemia provocada pelo vírus Covid-19 exigiu-nos um isolamento social nos impossibilitando, obviamente, de seguirmos com as nossas rotinas cotidianas acadêmicas, inclusive, tem sido muito desafiador e instigante a missão de superarmos, todos que fazemos a Faculdade R. Sá, as limitações impostas pelo isolamento social. Uma rotina intensa de treinamentos, preparativos de grande apreensão em apresentar aos nossos acadêmicos o melhor resultado possível. Agradeço ao nosso corpo discente pela confiança, apoio e bravura em apoiar o nosso trabalho e nos dar o melhor feedback. Agradeço aos colegas professores, administradores e ao corpo técnico da Faculdade R. Sá, que não mediram esforços para obtermos êxito. Agradeço à nossa gestora, Roberta Mara, pela capacidade e competência em nos gerenciasr e nos conduzir diante de uma crise tão inesperada e difícil. Agradeço a Deus pelas bênçãos e graças nessa nova jornada dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem”.

Coordenador de Direito, Professor Mestre, Adriano Borges

Para o Coordenador do Curso de Direito, advogado e Mestre em Direito, Adriano Borges, a Faculdade se adpatou bem à necessidade de adotar as aulas remotas em caratér excepcional: "As aulas remotas se tronaram uma necessidade diante da pandemia de Covid-19. A Faculdade conseguiu proporcionar, via tecnologia, a realização das aulas, possibilitando ao aluno acesso simultâneo ao professor e aos outros alunos da classe, apresentando o que é de mais moderno, tendo aulas com acesso direto aos alunos e professor, dentro do mesmo horário de aula e com atividades interativas e dinâmicas", explicou.

Ao final do primeiro dia de aulas remotas, Roberta Mara fez uma avaliação das atividades e agradecimentos especiais:

“Quero agradecer a todos os colaboradores, e, no encerramento do primeiro dia de aulas remotas, fica a sensação de dever cumprido. Um agradecimento especial à equipe de tecnologia e de apoio aos docentes, que estiveram disponíveis e ajudaram a todos. Agradecimento especial também aos coordenadores e professores, que vêm se empenhando a dias para, hoje, entrarem no ar e vencerem o desafio que vem coroado de bons resultados, já que os alunos aprovaram a experiência. Juntos, alunos, professores e direção, sairemos fortalecidos dessa pandemia Covid-19”, disse ela.

A3Portal /Fátima Miranda